Terceiro ato - Declarar.
Elias Barros
Nome do Professor
9 de novembro de 2022
Declarar
Do plantio ao florescer.
Deus tem nos acrescentado nestes textos, um caminho que nos direciona a uma vida de sucesso, sabendo que; o sucesso é o estado ou a condição de atender a uma definida faixa de expectativa, ou seja, Deus nos deu uma condição para atender a sua expectativa, pois ele é justo e não poderia nos cobrar por algo que não poderíamos entregar a Ele, neste ponto vem o entendimento dos versos que diz: vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e sendo fortalecidos com todo poder, de acordo com a forca da glória de Deus, para que tenha toda a perseverança e paciência com alegria, dando graças ao Pai que nos tornou idôneos, ou seja, perfeitamente qualificado ou habilitado para exercer ou ser, com isso podemos dizer que somos dignos de participar da herança dos santos no reino da luz. Pois Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos nossos pecados. Colossenses 1.12-14. Sendo assim, toda consequência positiva em relação ao que expressa o êxito do que Ele fez em mim, já esta pronto e vivo dentro de mim, basta acessar e colocar em exercício para o louvor e Gloria do Pai.
Neste ponto vemos a mentalidade de sucesso, a mentalidade segundo a vontade e desejo de Deus para nossa vida.
Nesta mentalidade temos a visão de uma balança, onde no acento de uma das pontas da balança deve estar o desejo do sucesso pontual, esse desejo deve estar impresso em nosso coração. E neste sucesso a realização da expectativa de Deus diante aos que ele espera de mim como ser humano e representante da sua gloria e graça, tendo em contraponto o conhecimento do sentido da vida na outra ponta da balança, esse sentido expresso e caracterizado em nossos comportamentos, sentimentos, expressões, pensamentos, todos estes sentidos seguindo ao pronto central, o eixo de equilíbrio entre as duas pontas, que é o obedecer e temer a Deus, conforme escrito em Eclesiastes capitulo 12 no verso 13: de tudo o que se tem ouvido, o fim é: Tema a Deus e obedece seus mandamentos, pois foi para isto que fomos criados.
Tendo esta balança montada sobre nossa mente, devemos rapidamente colocar o eixo de sustentação para funcionar e com isso obter a garantia de equilíbrio das duas pontas da balança, e para ativas este eixo, deve-se ativar a consciência da revelação impressa de Deus em meu coração, colocando em pratica aquilo que Ele ja se mostrou e me falou. Assim temos a estrutura montada e pronta para o funcionamento do sucesso segundo a vontade de Deus para mina vida.
Com tudo isso impresso em nossos corações, deve, é obrigatório, é necessário a aplicação pratica de três passos em conformidade com a base teórica ensinada em nós.
O primeiro passo: preparar o coração para receber a palavra de Deus, ter e estar com o coração apto para receber e responder o que será plantado em nós, pois a terra que sou eu e você, essas terra que embebe recebe a chuva que é a palavra de Deus, que cai de tempo em tempo, e dá colheita proveitosa aquele que á cultiva, ou seja, se permite ser tratado por Deus e produz o fruto deste tratar, esse recebe a benção de Deus. Todavia a terra que produz espinho e ervas daninhas é inútil, a pessoa que recebe, ouve a palavra e não se permite ser tratado por ele, e com isso não reproduz a transformação vinda da palavra, mas continua a reproduzir o pecado, esse logo será amaldiçoada. Seu fim é ser lançada no fogo. Condenação eterna. Hebreus 6 : 7.8.
Segundo passo: acreditar na palavra.
Com o coração proto para receber a palavra devo acreditar nela, depositar e viver tudo nesta palavra não como se fosse, mas como já é! Assim estou assumindo a responsabilidade de reproduzir o que creu, sendo o modelo de qualidade fa reprodução desta crença.
Terceiro passo: declarar…
Declarar é manifestar de modo claro e terminante, ou seja, a palavra da revelação de Deus que foi inserida em meu coração, após a crença nesta palavra ira causar o termino, um divisor de aguas, o fim da vida antes do depois da palavra revelada, quando estou manifestando a Fé na palavra, declarando, vivendo sou uma ruptura em mim mesmo e na vida do próximo que me assiste, me torno a mensagem decisiva de Deus e irrevogável, pois sou o anuncio, participante real e ativo do reino de Deus hoje. Como se diz: Somos embaixadores de Cristo, como se Deus encorajasse o próximo por nosso intermedio, em outras palavras, Deus através do Espirito Santo convence o homem do pecado da justiça e do juízo através da nossa declaração e exposição da revelação que nos fora atribuído . Assim, eu te suplico , eu declaro, eu proclamo em nome de Cristo que você se reconcilie com Deus. 2 Coríntios 5.20.
Mas como fazer isto?
Bem existe algumas maneiras:
A primeira é fazer VER. - Fazer ver o reino de Deus, transmitir e demonstrar a justiça de Deus para com a humanidade, a salvação que vem através de Jesus e a reconciliação em Cristo, com isso o ser livre da escravidão do pecado e da condenação de uma eternidade diante a ira de Deus.
É fazer verem o amor do Pai, expressando o mesmo amor com que sou amado, o mesmo perdão com o que sou perdoado, fazer verem o poder do Pai, o poder que transformou a minha vida, o poder que nos da esperança, que nos cura, liberta, nos da vida e vida em abundância.
A segunda é fazer OUVIR - e para isso devemos estar pelas ruas e esquinas, declarando a palavra, falando o que o Pai fez através de Jesus que é o caminho a verdade e a vida, na minha vida, falar o que o Pai não só pode fazer mais já o fez na sua vida, assim fazer ouvir a voz do Pai, falar o que o Pai fala e esta falando, sendo hoje a voz da sabedoria que clama em alta voz pelas ruas, proclama nas praças publicas; brada do alto dos muros; a entrada das portas da cidade profere em alta voz o som “Até quando ó insensato amareis a insensatez? E vós, zombadores, até quando amareis a zombaria? Provérbios 1.20-22.
A terceira é AGIR - Agir como Jesus agiria se ele estivesse no meu lugar, me comportar e expressar este comportamento de modo mais parecido possível do qual seria o comportamento de Jesus dento da situação que estou neste exato momento, com isso meu comportamento esta mostrando o reino de Deus, e meus dons e talentos servindo ao próximo como instrumento de revelação e clareza da visão de Deus e de seu testemunho vivo、 a saber, Jesus.
A quarta maneira é SENTIR - promover o sentir, é buscar entender a cada dia mais e mais o quanto Deus ama a pessoa que esta perto de mim, e tentar de todas as formas demostrar e sentir o que Deus sente e deseja pelo próximo, logo busco sentir o próximo, sentir suas alegrias, sentir suas tristezas e aflições, seus medos e sua qualidades, mas não basta só senti-lo, devo me permitir ser sentido, ser visto por dentro, ser observado, ser amado e amar.
Mas porque tudo isso?
Simples…
A vida que eu vido é Cristo. Portanto deve-se reproduzir a mentalidade de Cristo e ser intencional nisto. Sou o bom perfume de Cristo e os outros precisam sentir.
Vamos tentar esclarecer um pouco mais analisando e fazendo uma releitura nos textos que diz: A palavra, a revelação de Deus para o ser humano agora está junto de ti, pois foi inserido nela, conectado a ela e deve-se expressar isso, declarar isso, pois esta na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. Pois a acreditar vai expressar um comportamento, adjunto da responsabilidade de ser e reproduzir o que se crê, sendo o modelo de qualidade e reprodução. Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles, E as suas palavras até aos confins do mundo. Romanos 10.8-18
E por causa, motivo, razão e circunstância vemos os sinais e manifestações da verdade e veracidade da palavra sendo manifestadas em nós, por nós e através de nós, e graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. O cheiro de Cristo, o bom perfume que atrai, que conforta, que transforma…
Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, somos a expressão do desejo e da vontade de Deus para com a humanidade, somos a expressão de Cristo no dia de hoje, tanto para nós, os que se salvam e nos que se perdem.
Para estes, os que se perdem, os que ouvindo a palavra e tendo a revelação, o entendimento, a clareza do testemunho de Deus, da justiça de Deus para humanidade, e nao se permite ser tratada, assim produz espinhos e ervas daninhas, certamente seremos cheiro de morte para morte; mas para aqueles que receberam de bom grado, seremos cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?
Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus. 2 Coríntios 2:14-17.