top of page

Dinamica do semeador.

Atualizado: 4 de nov. de 2022

Elias Barros

Acolhedores.com

28 de outubro de 2022

Dinâmica do Semeador

Do plantio ao Florescer.

Capítulo 05


Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus; Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada. Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.

Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis. Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança; Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.

Hebreus 6:7-12

Deus é justo, isto é uma questão que se apresenta de uma forma absoluta e que todos nós concordamos. Uma das formas em que Deus apresenta a sua justiça e equidade para com a humanidade é estes versos do texto de Hebreus que esta em destaque acima. E sobre este texto estará a base para nosso seguimento, por isso a importância em compreender a dinâmica apresentada neste texto.

Existe uma oportunidade que se apresenta a toda humanidade, independente do que cada um pensa ou despensa a respeito de qualquer coisa, esta oportunidade se apresenta a toda humanidade de igual forma, esta a disposição de todos e para todos, porque a terra ou o ser humano, eu e você, todos, sim todos que embebe a chuva, embebe ou recebe a palavra lançada, a palavra dos frutos da salvação, a palavra da revelação de Cristo que é o testemunho de Deus para a salvação dos que crê, esta palavra que muitas vezes cai sobre ela, a terra, nós, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus; com isso, digo a mim mesmo; se eu receber de bom grado e de bom coração a palavra de Deus deixando Deus trabalhar em meu ser, produzindo o sentido que ela veio estarei recebendo a benção de Deus sobre mim.


Porem, se recebo a palavra mas ela produz sobre mim espinhos e abrolhos, sou reprovado, e perto estou da maldição; o meu fim é ser queimado. Mas Deus tem esperado de nos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos. Esta é a prova que Deus não é injusto para se esquecer da minha obra, e do trabalho, e do amor que para com o seu nome eu demostro, enquanto servo aos santos; e permanecerei a servir. Mas Deus deseja que cada um de nós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança; Para que não nos façamos negligentes, mas sejamos imitadores, discípulos dos que pela fé e paciência herdam as promessas.


Assim como a oportunidade esta apresentada a todos a responsabilidade também esta apresentada a todos, todos que recebeu a palavra e produziu bom fruto e também como todos que recebeu a palavra mas reproduziu espinhos e abrolhos, cada um tem a responsabilidade referente a resposta dada a revelação recebida da parte de Deus. Entretanto o ponto de desfrutar desta benção, desfrutar do relacionamento com Deus e de tudo que acompanha, esta restrito aso que aplicou ou busca aplicar o que recebeu da parte do Senhor.


A chuva que tem se apresentado a nós nesta série, trouxe o despertar do segredo do sucesso, assim como o entendimento do sentido da vida, o porque existimos? Aprendemos que não adianta sabermos estes dois pontos se não temos o equilíbrio entre eles, por este motivo foi nos revelado a engrenagem deste mecanismo, que é nossa consciência, pois ao rejeitar a consciência, eu naufrago na confiança, e sem confiança, sem desenvolvimento, sem avanço. O problema esta que além da perca da confiança estou insultando a Deus ao rejeitar a consciência proveniente da revelação de Deus para com minha vida. E neste ponto Deus finalizou a parte teórica, sou melhor dizendo, pedagoga sobre nós com ensino de como desenvolver estes pontos.


Finalizado isso chegamos no marco central da mensagem de hoje.

Dinâmica do semeador

Para poder explanar melhor o que Deus tem proposto para nossa vida, como exercício de prática para dar vida a toda base teórica passada a nos ate este ponto, temos que voltar nossa mente para os ensinos de Jesus em Mateus capitulo 13.1-23, onde ele tem ensinado por meio de parábolas, ou seja ensinado através de estórias curtas, onde traz elementos e fatos da vida cotidiana que ilustra uma verdade moral e ou espiritual. Ou seja ema realidade expressa em uma estória de fácil compreensão.


No texto em questão, vemos Jesus assentado junto ao mar; E ajuntou-se uma multidão para poder ouvir suas histórias se ensinos, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia, pronta para ouvir, aprender, lá encontrava-se os curiosos, os analíticos, os céticos, os religiosos, os que amavam o que ele falava mesmo não entendendo, e também estavam la os famosos terra boa para o plantio. E ali falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. Com isso já vem um principio nítido e claro para nossa consciência, semente é para ser semeada, quem planta quer colher. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.


Os discípulos de Jesus curiosos em saber porque deste método de ensino ser tão presente no dia a dia, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?


Jesus, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, a vós discípulos, nós que buscamos entender as coisas de Deus, nós que desejamos conhecer e se relacionar com Deus, colocando nossa vida nas mãos do Senhor, nós que abrimos mãos de nossa vontade para esta com ele, a nós nos é dado o conhecer, o entender, o envolver nos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis.


Talvez em nosso coração possa surgir uma perguntar; como pode alguém ouvir a palavra de Deus, e não entender, ver as coisas do Senhor e não ter a percepção de Deus agindo, como pode diante de tantos testemunhos claros e evidentes não compreenderem os tempos e estações? Bem a resposta na verdade é bem simples. Pelo simples fato do coração estar endurecido, um coração ferido ou voltado para a satisfação do próprio ser, com um coração aprisionado no engano e prazer humanos, acabamos ouvindo de mau grado com ouvidos, e fechamos os olhos; Para não ver com os olhos, e também fazemos o mesmo com os ouvido, assim ouçam com os ouvidos mas não ouvimos nada, porque não queremos ou aceitamos o que esta sendo dito, logo a compreensão não sobe ao coração, e com isso não há conversão, e sem conversão sem a possibilidade de desfrutar da cura.

Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.

Agora explicação para a aplicação pratica do que Deus quer conosco, então ouça a parábola do semeador.


Ouvindo alguém a palavra do reino, isso se refere a todos por quem de certa forma ouviu a respeito da salvação e Jesus e não a entendendo, não buscando entender, não dando valor, não creditando na palavra, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no coração; pois a palavra não teve efeito de propriedade, ficou solta, sem quem a recebesse, este é o que foi semeado ou a pessoas que recebeu ao pé do caminho.


O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; pois não busca uma aplicação para desenvolvimento da palavra no seu dia, não busca se aprofundar no que Deus disse, rapidamente troca o que recebeu pelos prazeres que se apresenta durante o dia e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende, e com a ofensa, a culpa dos outros pela sua desistência.


E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; a palavra fica pressa na pessoa e não afeta mais ninguém, a palavra não traz vida nas pessoas que a cercam, o cristão cercado de bençãos naturais e fincarias mas pouca vida em reconciliação, lembro-me de Abraão, que que uma vez questiona ao Senhor dizendo: que me vale receber seus presentes se não tenho filhos? Que nos vale receber presentes de Deus se não reproduzimos filhos para o Senhor?


Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.

Sendo assim, nosso primeiro exercício para desenvolvimento da palavra sobre nossa vida, para um exercício de vida pratica da palavra e desfrute do florescer em nossos dias é: guardar o coração, pois dele é que procede a vida, um coração quadrado e pronto para receber a boa semente que é a palavra de Deus, a revelação de Jesus, esta palavra vem para nos transformar dia após dia, ate a imagem e estatura de seu filho.


Entretanto cabe o pensamento a seguir.


Jesus não finaliza seu ensino com a parábola do semeador, ele continua seus ensinos, e nestes ensinos vemos através da parábola do joio e do trigo em Mateus 13.24-30, que o inimigo também vem semear no mesmo campo, na mesma terra, no mesmo coração, assim da mesma forma como a palavra de Deus chega para trazer a vida e semente de satanás vem trazer a morte e rebelião. Mas como evitar que a semente de satanás sobressaía? Preparando a terra para receber a semente da palavra de Deus, pois se a terra esta preparada para ouvir a palavra, para receber a palavra, a semente especifica, não tem como outra semente germinar, pois cada semente depende de uma estação e preparo especifico para prosperar. Se preparo a terra para plantação der arroz, não adianta lançar semente de trigo, o trigo não prosperara… sendo assim… como esta a a terra do meu coração?


Sabendo como esta a terra podemos prosseguir.


Agora, com a terra preparado para receber a palavra de Deus, por mais pequena que parece a semente da palavra e por mais que a terra aparenta estar degradada, vazia, seca, ao receber a palavra de Deus, ela germina, e de uma simples e pequena semente, como um pequeno grão de mostarda, ela cresce e predomina sobre as outras naturezas que habitavam no meu coração, pois da mesma forma como o fermento leveda toda massa, assim sou eu após receber a palavra, ela vai contaminando o corpo, a mente o coração, vou me envolvendo a cada vez mais e mais, a ponto de ser iluminado, e ninguém, acendendo uma candeia, a cobre com um vaso ou a põem debaixo da cama; mas põe-na no velador, para que entram vejam a luz. Deus esta iluminando para uma exposição, Deus quer nos transformar para que reproduzamos a vida que esta sendo produzida em nós, Deus que que a restauração da paternidade divida que vivemos agora seja passada para o próximo e para a próxima geração, Deus quer que nos ensinar hoje a receber a palavra, e assim ouvir, compreender e gerar frutos, filhos.

Como esta o seu coração?


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page