top of page

Duas naturezas - Coração do reino; capitulo 04

Atualizado: 22 de out. de 2022

Elias Barros

Acolhedores.com

12 de outubro de 2022


Duas naturezas.

O coração do reino.

Capitulo 04.


Um sopro suave e sedutor nos ouvidos, levou a mente de Avram, a uma conexão com a mentalidade de Ai, colocando em cheque o que era a benção, transformando-a em uma imagem aparente e agradável, imagem que satisfaz o desejo humano de realização, prazer e sucesso. É exatamente igual nos dias de hoje, o mesmo sopro suave, sopro este, que, vem e alimenta as imaginações mais intimas, com pensamentos sedutores e atraentes para o desejo humano, esses pensamentos constroem uma imagem, imagem esta que, traz a sensação de prazer, adrenalina, êxtase. Com isso a imagem da benção verdadeira é transformada conforme a imagem que eu gostaria de ver.

Sim, sou tentado quando arrastado e atraído pelo engano do meu próprio desejo. Então tendo sido concedido ao desejo, o desejo da a luz ao pecado, e quando o pecado cresce plenamente, da a luz a morte. Por este motivo, é abençoado o ser humano que persevera quando tentado! Porque, depois de ter passado pela luta da tentação, será coroado com a vida que Deus prometeu, aos que o amam. Ou seja fugir da tentação, e não se permitir cair nela, é a marca que amo a Deus. Pelo simples fato de que a tentação vem do inimigo de nossas almas, vem do desejo do pecado em que fui gerado, portanto quando estiver sendo tentado, de maneira alguma posso dizer; Estou sendo tentado por Deus. Deus não pode ser tentado pelo mal, e Ele mesmo a ninguém tenta. Tiago 1.12-15 - texto adaptado pelo autor.


Avram desceu ao Egito porque não encontrou benção aparente na terra de promessa, para onde observava ou se locomovia, encontrava a fome e a insegurança, o Egito, sob a influencia da mentalidade voltada a Ai, transfigura o Egito como o lugar da benção aparente, e quanto mais próximo do Egito mais envolvido por ele, e devido a esta influencia, construiu sua habitação na terra da mentalidade contraria a mentalidade de Deus. Mas Deus tinha uma palavra para zelar, então resgata Avram, libertando da prisão do engano que o dominou.

Avram subiu do Egito para Negev - Ele, sua mulher e tudo que possuía, e Lot estava com ele. Genesis 13.1

A libertação traz consigo um processo, e deve ser percorrido até o ponto de virada. Ou seja, lembrar de onde estava antes de cair, afasta-se deste pecado e volte a fazer o que praticava antes! Apocalipse 2.5 - bíblia judaica completa. Neste sentido Avram, sai do Egito, sobe a Negev, lugar onde a imagem invertida da benção teve um corpo, e assim continua o processo de voltar e corrigir erro, até chegar no lugar onde havia construído sua tenda, entre Beit`El e Ai, o lugar conhecido por ele, como lugar onde gerou a duvida, o medo, a insegurança, mas ainda existe a necessidade de avançar um pouco mais, e assim ele faz. Chega ao lugar onde praticava as primeiras obras, onde construiu seu primeiro altar, local onde Deus lhe falou que era a terra da promessa, e ali invoca o Nome do Senhor.


Avram, quando foi chamado por Deus no inicio, recebe a orientação de deixar sua família, deixar sua parentela, porem, foi com ele Lot, da mesma forma ainda é para mim e parar ti nos dias de hoje, Deus nos chama para sermos totalmente Dele, para ama-lo, acima de todas as coisas, e isso não é por vaidade divina, esta exclusividade tem um propósito.


Veja bem! Ninguém pode servir a dois senhores, porque, ou ha de odiar a um e amar o outro ou se dedicara a um e desprezara o outro. Quem anda segundo a carne, vai inclinar para as coisas da carne, mas os que são segundo o Espirito, vai inclinar para as coisas do Espirito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espirito é vida e paz. Mateus 6.24; Romanos 8.5,6. Se eu tenho minha vida em Jesus, tenho vida e paz, portanto não pode existir a inclinação para a morte, os dois não coexistem, não pode, da mesma maneira que a fonte jorra um único tipo de agua, e a arvore frutífera uma única especie de fruto, assim é a vida no Senhor.


Avram e Lot tinham posses, Lot tinha poder, tinha pastores, tinha influencia sobre Avram. Mas a luz chegou sobra Avram e onde a luz chega as trevas devem dissipar, devo me ater a algo muito importante aqui, pois a terra da habitação de Avram, não suportava a habitação das duas naturezas, e por este motivo os pastores de Lot lutavam contra os pastores de Avram. Talvez devesse parar um pouco e pensar. Quem é este Lot que habita em meu coração? Quais são estes pastores de Lot que influenciam em minhas decisões? Quais são os pertences de Lot em minha vida e quais são suas heranças que preciso abandonar? Não posso mais permanecer desta mesma maneira, não posso me permitir continuar tentando habitar as duas naturezas na mesma terra. Se sirvo a Deus, me constituo inimigo do mundo e amigo de Deus, se mantenho a natureza de Lot em mim, me torno amigo do mundo e inimigo de Deus, sendo assim, se quero me manter influenciado pelo desejo de viver coisas belas e atraentes segundo o engodo do meu próprio desejo, eu me constituo inimigos de Deus. Não ame o mundo, nem o que existe no mundo. Se amo as coisas do mundo, o amor do Pai não esta em mim, pois as coisas do mundo não provem do Pai, mas do mundo, coisas estas que são; os desejos da velha natureza, os desejos dos olhos, e as exercias da vida. Tiago 4.4; 1 João 2.15,16.


Mas então o que fazer? Como Avram se libertou desta natureza?


Avram em meio as lutas, e desavenças que estavam afetando sua vida, seu dia a dia, trouxe sobre si a autorresponsabilidade, trouxe a memória do chamado inicial e de suas condições, e exerceu um posicionamento, independente de possíveis saudades, prejuízos, gosto ou vontade pessoal. Ele sabia que não poderia mais conviver amando a Deus e a Lot, desejando a intimidade com Deus e a pornografia, desejando a realização da promessa e a satisfação do seu ego… e sem lutar, sem exercícios mirabolantes e entusiasta, com um simples comando de posicionamento e um decreto no seu ser. Diz: “Por favor, separe-se de mim - se você for para a direita eu irei para a esquerda; se você for para esquerda eu irei para a direita” Genesis 13.9


Não é pela força que vencerei esta luta interna, da carne contra o espirito, mas sim em uma decisão, decisão de seguir o caminho contrario ao desejo da carne, e declarar a palavra que me libertou desta amarra, desta condenação, pois o filho, Jesus, já me libertou e verdadeiramente sou livre, não existe mais condenação, pois quanto ao trato passado, fui despido do velho homem, que se corrompe pela concupiscência do engano, sabendo agora, que, a minha velha natureza foi crucificada com Jesus, para que o corpo do pecado fosse destruído, com isso não posso ser mais escravo do pecado, pois quem morreu foi justificado do pecado. Ora se eu morri com Cristo, creio que com ele também estou vivo, pois sei que, tendo Jesus ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez, a morte não tem mais domínio sobre ele. Porque morrendo ele para o pecado, morreu definitivamente, mas vivendo Jesus, vive para Deus. Da mesma forma, considero-me morto para o pecado e vivo para Deus em Cristo Jesus, por isso fui renovado no espirito, revestido do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdade, justiça e santidade. Efesios 4.22 - Romanos 6. 6-11. Texto adaptado pelo autor.


Diante o decreto da nova voz que ecoa e tem vida através da Fé, quando ouvida e aplicada a palavra em minha vida, os pastores da minha velha natureza não tem forcas e nem escolhas, a não ser de sair de mim.

Deus se direciona a Avam após a separação das duas naturezas, agora integro para com Deus e habitando na terra da promessa, recebe a direção especifica, a confirmação da promessa, uma visão profética do futuro, um posicionamento e consciência de um relacionamento, e a realidade de um Deus presente, vivo e verdadeiro.


Conscientemente ativo em Deus e na sua palavra, muda sua tenda, sua habitação para uma nova fase, passando a viver entre os carvalhais de Manre, que se encontra em Hevron, e ali construiu um altar ao Senhor.

Observações:

  1. O desejo e a mentalidade por traz de Lot:

# Lot levantou ou olhos e viu - Lot segue segundo os desejos dos olhos, busca o que é atraente e envolvente para si, assim com Eva no Jardim do Eden, assim são os guias de Lot, gastando a juventude apenas com diversão, usa o tempo apenas para se alegrar, segue o coração enquanto viver, deixa os olhos seguir de guia, e não entende que, por todas estas coisas, Deus o levara para juízo. Eclesiastes 11.9


# O engano do que bom e do que bem - quando os olhos e os sentimentos do nosso coração se tornam nossos guias corremos em passos largos para o abraço caloroso e aconchegante do engano pois somos atraídos e arrastados pelo engano criado pelo próprio desejo. Tiago 4.4 Lot viu que a terra era boa, que era semelhante ao jardim do Edem, era parecido com a terra da promessa, tinha uma parente benção, sucesso, segurança, lazer. Porem, era semelhante ao jardim, mas como o Egito, uma mentira transfigurada em verdade, ou quase verdade, quase certo, quase honesto, quase legal e justo. A velha natureza, expressa a mesma natureza desde antes do diluvio, onde o povo, tinha suas imaginações no coração, sempre pendente para o mal. Gênesis 6.5 Bíblia judaica completa.


Acã, deixou ser seduzido pelos pertences e despojos de guerra, pelo valor atrativo do prazer e satisfação momentânea, com isso leva a desobediência, e essa desobediência a ira de Deus sobre Israel, toda sua casa sofre com a escolha de seguir o seu Lot interior. Por isso se diz: sobre tudo que se deve guardar, guarde o seu coração, porque dele procede as saídas da vida.

2. Segredos para nova fase de vida:

Avram mudou-se, sofreu alteração, foi transformado, tornou-se integro aos Senhor ao abandonar Lot, e passou a viver entre os carvalhos de Manre, lugar onde se forma sobre seus ombros ou sobre caráter e fé de Avram o gatilho de sustentação em Deus, foi gerado nele a força, longevidade resistência, múltiplas características, pois quanto mais próximos de Hevron mais próximo da comunhão, do relacionamento, da unção.

E você ? O que você fará agora?

Mudou-se - alteração, transformação…

Carvalhos - força, longevidade, resistencia…

Manre - ombro…

Hevrom - comunhão, unção, intercessão.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page