top of page

Coração sombrio - coração do reino; capitulo 03

Atualizado: 22 de out. de 2022


Coração do reino

Coração sombrio.

capítulo 03.


Neste capítulo, será de fundamental importância se colocar no lugar de Avram, e analisar em profundo a comparação dele vivendo neste momento com você neste momento, as fragrâncias de informações que temos e as quais ele tinha, e com isso lançar em uma aplicação pessoal para desfrutar da transformação de caráter e escolhas corretas de posicionamento na vida.


Vamos lá?

E deixou o lugar , dirigiu-se a colina a leste de Beit`El e armou sua tenda. Com Beit`El a oeste e Ai a leste, construiu ali um altar e invocou o nome de Adonai. Então, Avram seguiu viagem , continuando em direção a Negev . Ali, entretanto, havia fome na terra, por isso desceu ao Egito e permaneceu ali, pois a fome era severa na terra.

Gênesis 12.8,9

Avram, está em um tempo de sua vida de autoconhecimento e também na busca de conhecer a Deus que se apresentou a ele, e lhe deu uma promessa. Neste momento, ainda esta muita coisa obscura em sua consciência a respeito de quem é esse Deus, em sua consciência esta todos os ensinos idolatras herdados pela sua família, seu país, sua origem, usos e costumes impregnados na sua mente diante a um novo Deus, que se apresenta totalmente diferente dos outros. Movido por um impulso que queima no peito, Avram larga tudo que tinha e parte com sua família para uma jornada desconhecida, e ele chega no local desconhecido e Deus se revela, e nesta revelação a confirmação da sua promessa. Essa terra darei aos seus descendentes.


Talvez, meus instintos modernos, com a bíblia debaixo do braço, me levaria ao êxtase e então pularia e gritaria, OWWW GLORIA, Deus é maravilhoso! Nossas convicções, com todas essas nuvens de testemunhos que temos hoje, com certeza, olharíamos para o deserto árido, para a fome, para a incapacidade de gerar filhos, para os inimigos que já habitam na terra, e ficaríamos tranquilos e confiantes que Deus já fez o milagre completo e que irei desfrutar em meio a estas circunstancias, pois, EU SEI EM QUEM TENHO CRIDO.


Será que realmente somos assim? Será que realmente confiamos na palavra que ELE, JESUS nos deu? Será que realmente eu creio que Deus é meu sustentador, meu libertador, que ELE , JESUS realmente sabe de tudo, que ELE, JESUS, não falha e jamais falhará?


Olho para mim, e diante a tantas informações que tenho hoje, fico com vergonha de mim mesmo diante a este homem, por mais que eu leia e aprenda com seus muitos erros, que veremos a frente, sou pior que ele, muito pior. Hoje eu e você podemos desfrutar do Espirito Santo habitando em Nós, ser um com Deus, e através de Jesus o Cristo, temos acesso a realidade do sonho de Deus, acesso a tudo que ELE estava construindo desde o principio, temos acesso ao que ELE construiu a partir da vida de Avram.


Quanto ao Avram? Em nada disso tem de acesso.


Avram, após aquele culto realizado entre Beit`El e Ai, onde aparentemente Deus ficou em silencio, não esclarecendo suas duvidas, tensões no coração, cura de ansiedade e tal, Avram não desistiu, ainda sim, partiu em sua viagem, desceu até a região de Negev, a procura de um lugar seguro para sua família, um lugar no campo da promessa onde esta florescendo, água corrente, solo fértil, sem inimigos, talvez um lugar onde se caracteriza "lugar de benção", um lugar de benção segundo aos olhos humanos, um lugar de sucesso. Mas por onde ele passa, não parece muito abençoado, só existe fome e seca, nada que encanta os olhos ou lhe traga segurança. “Deus parou de falar, e agora a terra de benção que ELE me deu não parece abençoada”. O que fazer? O que você faria? O que você ja fez quando as circunstancias estavam ruins, quando a terra da promessa não era bela?

Avram desceu ao Egito e permaneceu lá, pois a fome era severa na terra. E quanto a mim e a ti? Por qual motivo descemos ao Egito e porque permanecemos lá?

O que é o Egito?

Para eu possa ter uma resposta a questão do Egito em minha vida, eu tenho que entender o que venha de ser Egito, e assim identificar os Egitos na minha vida, e com esta identificação, um concerto e volta para a terra da promessa.

Quando se aproximou do Egito e estava a ponto de entrar no país, ele disse a Sarai, sua mulher.

Genesis 12 . 11a



Temos um habito de colocar o Egito como um lugar, uma localidade, nos parâmetros físicos, mas seria mais inteligência de nossa parte, analisar como, o Egito sendo de uma forma pedagógica, e levar ao entendimento, de que o Egito, seria a fragrância de um modo de pensar, de uma mentalidade contraria a de Beit`El, ou seja a mentalidade de Ai. Hoje seria a mentalidade proveniente do “mundo”, a forma de pensar, de se relacionar, de ser e existir, toda forma de pensamento que é contraria a de Cristo em nós. “Não devemos nos amoldar aos padrões deste mundo, mas sim nos transformar e também transformar o mundo, a partir da renovação da nossa mentalidade em Cristo, que é o cabeça, para que com esta transformação, possamos experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, e assim finalmente, pensamos como JESUS, penso em tudo for verdadeiro, tudo que for nobre, tudo que for correto, tudo que for puro, tudo que for amável, tudo que for de boa fama, se existir algo de excelente ou digno de louvor a Deus, pensemos nestas coisas. Pois, quem vive segundo a mentalidade da carne, tem a mente voltada para as coisa que a carne e o mundo deseja e oferece, mas quem vive segundo a mentalidade do Espírito, tem a mente voltada para as coisa do Espirito, e estas coisas deseja. A mentalidade da carne é morte, é inimiga de Deus, é terrena, não vem do céus, é animal e diabólica, pois não se submete as leis de Deus e nem pode fazer. Já a mentalidade do Espírito, é vida e paz. Tiago 3.15; Romanos 12.2; 8.5-7 ; Filipenses 4.8.


A pergunta referente a mim e a ti neste momento, nós que desejamos viver e estar na benção, segundo a vontade de Deus e seu desejo e designo para minha vida, quem realmente quer estar com ELE, para ELE, e ser DELE, viver em intimidade relacional como PAI, é; qual a mentalidade que eta reinando em mim, quais são ou estão, sendo as minhas convicções?


Esta incumbência esta sobre minha e sua vida como cristão; viver de acordo com a profecia (salvação revelada por Deus) ja proferida e realizada a meu respeito, para que por meio delas, eu e você combatamos o bom combate, armado de confiança e boa consciência, consciência relacionada a mentalidade de Cristo imperando no coração. Pois ao rejeitar está consciência, ou seja, rejeitar a revelação, não aplicando a mudança de mentalidade comportamental em minha vida, eu náufrago na confiança, fico sem forças para me manter como Cristão genuíno e integro diante doe Deus, pois a rejeição da consciência Cristã, é um ato de insultar a Deus. 1Timóteo 1.18-20. texto adaptado pelo autor.

Influencia da mentalidade do mundo.

Quanto mais próximo do mundo mais próximo da nossa podridão.


Avram ia se aproximando do Egito e teve uma ideia, ideia esta que não cabe em nossa mente, pensando com a mente transformada de Cristo em nós. Ele olha para si, um homen comum, vida dura, situação complicada, enquanto admira sua esposa, Sarai, uma mulher tão linda, desejada, nota 10 de 10… fica com medo, medo do povo do Egito matar ele para poder se casar com ela, isso me mostra que, o povo respeitava muito o matrimonio, pois era mais fácil matar o marido e se casar com a viuva, do que uma vida em adultério, Talvez isso acontecesse com uma certa frequência por aquelas regiões, e pelo medo, Avram então tem essa excelente ideia e o mais incrível que Sarai aceita.


Dito e feito, entrando no Egito, passando alguns dia ou meses, não sei, os egípcios observam que a mulher era top mesmo, e a noticia se espalha, os príncipes do faraó viram-na e elogiaram para faraó, que não perde tempo e leva para seus aposentos e a prepara para o casamento, pois a final o impede isso? Agora ela é solteira, uma estrangeira linda que vive com seu irmão?


O faraó trata bem a Avram, dando lhe o dote para a compra da benção para o casamento, Avram olha para tudo aquilo, ovelhas, gados, jumentas, escravos, camelos, e encantado com o poder, cuidado, proteção, e o dinheiro, Avram aceita, aceita que sua mulher se case com faraó, aceita compassivamente, e ele vendeu em seu coração o futuro, os herdeiros da promessa, seu coração esta revelado e agora contaminado. Não condene demais Avram, olhe para ti! olhe para sua vida! Quantas vezes, tivemos a ousadia de vender nossos filhos para ficarmos no trabalhos um pouco mais, para conseguir um dinheiro a mais, dinheiro esse que não mudaria em nada nossa finança, quantas vezes abandonamos nossa família, porque estamos ocupados demais assistindo videos aleatórios no Instagram, quantas vezes não apreciamos a beleza de nossa esposa mais curtimos a beleza da prostituta que se exibe, quantas vezes deixamos de amar para assistir nossos irmãos se entregando na vida de pecado, sim nossos irmãos! Jesus morreu por eles também, da mesma forma como foi para contigo e agora você anula o sacrifício de Jesus, e se diverte saciando a sua vontade humana, animal e diabólica com um com um video pornô aleatório. Tudo isso tendo sua esposa ao seu lado. Sim somos como ele, somo como Avram, mas ele ainda não tinha a bíblia e nem o Espírito Santo habitando nele, somos piores.

O cuidado de Deus.

Contudo, Deus infringiu graves pragas ao faraó e a sua casa por causa de Sarai, mulher de Avram. Deus entra com juízo sobre a cidade, sobre a família de faraó por conta do pecado que estava para ser consumado, o pecado de maior peso para aquela geração, Deus entra com juízo por culpa do homem de Deus que perdeu a consciência da mentalidade de Deus, voltando-se para a mentalidade do mundo.


No tempo da purificação para o casamento de Faraó com Sarai, Deus entra para promover justiça e livramento, e nesta promoção de justiça e livramento, houve pragas, dores, mortes, prejuízos, simplesmente porque, um homem de Deus, chamado para ser benção, livramento, chamado para ser a restauração da paternidade de uma nação, se tornou maldição para outra nação, pois rejeitou a consciência de Deus, e quem não promove benção é fruto de maldição para a sociedade. Deus nos chamou, nos capacitou, e nos enviou para promover o Reino de Deus, com isso a sua justiça, que é a salvação do pecador e a restauração da paternidade, e também a paz, que é desfazer da inimizade de Deus com o ser humano escravo do pecado, e com o desfazer da inimizade vem sobre estes a alegria do Espírito, pois somos completos NELE agora. Se não agirmos assim, estamos fazendo o que Avram fez com este povo.


De certo que Deus trouxe livramento, e para este livramento, a exposição publica de seu pecado, todos ficaram sabendo o quer eles fizeram, tiveram que confessar e pedir perdão publicamente, a todos, e foram expulsos do Egito para poderem voltar para a terra da promessa.


Ate quando esperar para voltar para a terra da promessa?


Exposição?


Aproveite o dia que se chama hoje, arrependa-se e lança fora o pecado, para que viva a misericórdia.


#eliasbarros

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page