top of page

Coração revelado - Coração do reino; capitulo 02

Atualizado: 22 de out. de 2022

Elias Barros

Acolhedores.com

28 de setembro de 2022


O coração do Reino

Coração revelado.

Capitulo 02

“Ensina, instrua a criança no caminho que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviara dele.” Provérbios 22.6

Avran, filho dos descendentes da benção, é chamado por Deus para ser a restauração da paternidade nas terras de kena`an. Então partiu, e como Deus tinha lhe dito para fazer ele fez.

Podemos conjecturar estes momentos iniciais e talvez criar um imagem de como tenha sido sua vida ate este momento; Bem, imagino eu, que a vida de Avram foi assim; um menino criado numa terra rica, poderosa, com muitos sábios rodeando por lá, vários Deuses, varias formas de adoração, um mundo idolatra, seus pais devotos a alguns destes deuses, e ali ele é ensinado desde pequeno a servir estes deuses estranhos. Um dia algo começa a se mover no coração de Terah, pai de Avran, talvez teve um contato não muito especifico com Deus (Adonai), porem em seu coração queima o clamor de uma terra, de um povo escravizado por uma maldição herdada de uma paternidade falida, talvez Terah não entendesse o todo do que estaria para acontecer, mas mesmo assim segue este instinto que queima no âmago de seu ser, então reúne a família, conta o que esta acontecendo dentro do seu coração, uma voz de um Deus indecifrado, ainda para ele, e este chamado um pouco estranho, mas quando temos algo de Deus queimando em nós e conseguimos compartilhar de maneira correta, é como um carvão lançado no braseiro, logo logo contagia o próximo e todos estão em chamas.

Terah foi em direção ao chamado, mas por motivos reais e plausíveis ele não conclui a sua jornada, pois construiu habitação em outro lugar onde não era a terra da promessa, a terra onde deveria receber a libertação e a restauração da paternidade, e por este motivo Deus muda o seu mensageiro, pois os planos de Deus jamais será falido pela minha ou sua indisposição ou vontade, Deus sempre terá um ser humano disposto e pronto para obedecer e seguir para a realização do sonho de Deus. E neste contesto Deus chama Avram, filho de Terah, para concluir a jornada dada a seu pai. Talvez após receber uma visitação deste Deus, que para ele ainda é um Deus desconhecido, Avram reune a familia, conta o que esta acontecendo, as lembranças vem a tona, o desejo ardente se acende, passa-se a noite, talvez uma festa de despedida, e no amanhecer o adeus.

Avram saiu de seus pais, saiu da responsabilidade e cuidado de seu pai, afastou-se de seus parentes, menos de Lot, saiu da facilidade e mordomia que seus pais o proporcionava, e partiu para uma terra que seria revelada lá na frente por este Deus que ele não conhecia ainda. Avram abriu mão de tudo por um Deus que ele não conhecia, mas, ele teve ensinos da importância de ter um Deus, de adorar, de prestar cultos, oferecer sacrifícios ao deuses, e diante a estes ensinos que herdara de seu pai, que ele parte para esta promessa que este novo Deus lhe prometera.


Partiram para a terra de Kena`an e entraram na terra de Kena`an. Genesis 12.5 c


Chegando na terra, ele faz uma varredura de reconhecimento, ate chegar em Sh`kem, junto ao carvalhos de Moreh. Os Kena`ani habitavam na terra. Então Adonai, seu novo Deus se apresenta a ele e disse: “Darei esta terra a seus descendentes”. E ali Avram constrói um altar ao Deus que lhe aparecera. Aqui podemos ver que Deus apresentou a Avram o alvo de seu sonho, o povo a ser restaurado, o ambiente onde ele construiria para si um povo, um lugar onde reinava a maldição será o lugar da reconciliação, o lugar da restauração da paternidade, da formação do coração do Reino.

Após este culto tremendo, Avram deixa aquele lugar, dirige-se para a colina que esta a leste de Beit-El e arma uma tenda ali. Com Beit-El a oeste e Ai a leste, neste lugar ele constrói um altar e invoca o nome de Adonai. Aparentemente, neste outro culto Avram obteve o silencio de Deus, Deus não compareceu neste culto, mas por que?

Vamos pensar um pouco fora da caixa?

Avram esta em um momento de conflito interno, toda sua cultura e educação foi posto em cheque com a visita de Deus, que neste momento esta confirmando a terra que Ele daria aos descendentes de Avram, Avram deve saber que sua esposa é estéril, ele tem uma analise da terra prometida, e em sua analise tem moradores por lá, e além do habitantes estranhos e violentos, uma grande fome se instala naquele lugar, seus instintos herdados e ensinados pelo seus pais lhe impulsiona para o obvio, cuidado e proteção da família em primeiro lugar.

“Mais e o que Deus acabou de me dizer? Como será que isso será realizado, como vou dar alimentos aos que estão comigo?”

Perguntas sem respostas em uma mente preocupada.

A promessa sem intimidade não nos faz posicionar…

Avram tenta, vai até um lugar chamado Sh`khem, junto aos carvalhos de Moreh, mas o que isto quer nos dizer? Avram foi para um ambiente onde sente o peso nas costas, o peso da responsabilidade, o peso de não ter mais o pai como a fonte de apelo, o porto seguro, o homem que com certeza o salvaria neste momento, sem telefone, sem internet, não tem como voltar, e sobre suas costas (Sh`khem) o peso de ser homem, de confiar ou resolver. Em sua vista os carvalhais de Moreh, o carvalho apresenta a forca, resistência, poder, algo que resistiu a seca, as dificuldades e continuou a crescer, e cresce por causa do ensino do mestre (Moreh). Talvez neste ponto, Avram segue os instintos herdados da educação que seus pais lhe ensinou, o caminho que deveria seguir, e agora ja velho não desviou deste caminho.

Então, parte para Beit`El (casa de Deus), lá arma uma tenda e observa quais as opções que deveria tomar.


Primeira opção: ficar na terra da promessa, diante a fome, as dificuldades, porque um Deus disse que um dia seria de seus filhos, filhos este que não tem…

Segunda opção: se dirigir para o caminho oposto a promessa a saber Ai, que tem por significado - monte de lixo, onde teria recursos para sustento da família, morar em uma cidade rica e com segurança.

Em meio a suas duvidas ele busca a Deus, busca por uma confirmação de algo que Deus ja disse, busca um saciar de um coração frágil e que ainda esta preso aos pais. Abram tem seu coração revelado a Deus e a ele mesmo, neste momento se descobre em quem realmente esta sua devoção, sua confiança, sua vida. E diante do silencio ele decide seguir para o que Ai o apresentou, e assim parte para o Egito, fazendo exatamente como seu pai Terah tinha feito e permaneceu ali, pois a fome era severa.

Apesar da tradução de Ai ser um monte de lixo, este monte de lixo nunca se apresenta desta forma a nós, satanás nosso adversário jamais nos tentara com algo que não nos atrai, e por mais que agente goste, seja de aparência correta e integra, tudo sem Deus, Tudo fora dos caminhos do Senhor é um monte de lixo.

Qual é a diferença entre Avran e Terah?

Avran teve um coração revelado, um coração que acreditou e foi até a local direcionado por Deus, um coração que se entregou sem saber direito o fim, um coração que não desistiu, que tentou, que confiou na promessa, que segue os conselhos dos pais, que honra a um chamado de um Deus que para ele era novo. Avram pode ter feito a escolha errada diante a dificuldade que se apresenta a ele, e com certeza só temos a coragem de falar que ele fez a escolha errada porque temos a revelação do resultado desta escolha.

Mais me diga se você teria ficado em Kena`an? Hoje diante de tantas revelações de Deus para nós, diante a tantas nuvens de testemunhos, diante a palavra de Deus disponível, você ficaria em kena`an, tendo este recurso que ele não teve? Diante a fome, você permanece? Diante a luta você permanece? Diante o abandono você permanece na palavra que Deus falou?

Você tem permanecido na fé ou tem trocado por coisas supérfluas, você tem permanecido em oração ou tem trocado este tempo pelas redes sociais sem Deus? Você tem permanecido em buscar o revelar de Deus em sua palavra, ou tem andado cansado de mais para isso e por causa desta desculpa gasta todo o tempo relaxando em frente a tv?

No lugar dele o que você sinceramente faria?

Se você fechar os seus olhos e analisar por um segundo, conseguiria se responder, se você esta na terra da promessa ou se esta no Egito garantindo a segurança da vida?

Estar na igreja, na comunhão dos irmãos, no partir do pão, no altar, não significa que nosso coração esta na terra da promessa, não significa que nosso coração esta desejoso em estar com ELE, estas coisas não nos garante num coração do reino, podemos estar fazendo “tudo isto para Deus” e estar desfrutando do Egito em nossos corações, desfrutando dos conselhos apresentados pela mente de AI - um monte de lixo.

Deixa Deus revelar seu coração para você neste momento, e responda em toda sinceridade, onde você esta, no Egito ou em Kena`an?

Próximo capítulo: o que o Egito fez em mim?

10 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page