O segredo : consciência ativa.
Atualizado: 23 de out. de 2022
Consciência ativa
Do plantio ao florescer
Capítulo 03
Dentro desta trajetória, vimos o motivo de estar indo a igreja e o motivo de me relacionar com ela, de servir a igreja. Vimos também o segredo do sucesso e o segredo da vida, mas para manter tudo isso forte e vivo em nós, necessitamos aprender este ponto muito importante para nossa vida, pois se mantermos vivos este ponto em nós, nós continuaremos a avançar, firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, pelo simples fator de estar repleto de confiança e convicção no que Deus tem feito em nós.
Não basta estar no local certo, na função correta, obtendo o sucesso nestas coisas, sabendo o segredo da vida se falharmos neste ponto crucial para esta etapa de vida.
Timóteo, meu filho, dirijo essa orientação a ti, levando em consideração o que as profecias anunciaram a teu respeito; com base nelas, luta o bom combate, preservando a fé e a boa consciência; porquanto algumas pessoas, vindo a rejeitá-la, naufragaram na fé. Entre esses estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.
1 Timóteo 1.18-20 K.J.at
Esta incumbência , Timóteo , lhe dou, de acordo com as profecias já proferidas a seu respeito, para que, por meio delas, você combata um bom combate, armado de confiança e boa consciência . Ao rejeitar a consciência, alguns naufragaram na confiança; entre eles Hirmeneu e Alexandre. Eu os entreguei a o adversário, para que aprendam a não insultar a Deus.
1 Timóteo 1.18-20 B.J.C
Temos diante de nós neste momento, um texto em duas traduções diferentes, e nelas uma apresentação que será crucial para nossa vida, para o desenvolvimento do plantio até a colheita, um posicionamento que se aplicado viveremos coisas profundas em Deus. A grande questão agora é encontrar esta chave e aplicar em nossas vidas, abrindo o cofre do nosso coração e mente, deixando isso transformar o interior e acender uma labaredas de fogo vivo em nós.
A pergunta é: o que Deus esta querendo falar comigo através deste texto?
Vamos analisa-lo de ponto a ponto.
Incumbência - Existe uma incumbência sobre minha vida, isto quer dizer que tenho uma missão que foi atribuída a mim, um encargo outorgado, confiado por Deus a minha pessoa, isso é uma tarefa, uma obrigação, tem que ser realizada, vivida, expressada de dentro para fora do meu ser, minhas ações e comportamentos devem ser conduzidos a produção ou execução deste encargo promovido por Deus a mim. Ele esta esperando a movimentação disto, Ele ja me deu a orientação, a direção, o impulso para realizar, a natureza aguarda ansiosamente essa manifestação, que foi direcionada e outorgada a mim, e com isso, Toda natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus, eu e você, nos manifestemos com filhos de Deus, pois ela, a natureza, foi submetida a inutilidade, não pela própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, o homem quando pecou, agora, toda criação, fica na esperança de que a natureza criada seja libertada da escravidão da decadência em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Romanos 8.19-21 texto adaptado pelo autor.
2.A profecia - A incumbência que foi gerada a mim, necessita da compreensão a respeito da profecia proferida a meu respeito, pois é por meio dela, ou intermédio dela que devo lutar.
Que profecia estamos falando?
Existem palavras que Deus direciona a pessoas para realizações específicas, e devemos discernir quando isso acontece, para não desviar do propósito principal, e uma destas maneiras de discernir é o conter a palavra cravada no coração, e com a palavra cravada no coração irei saber a mensagem principal que Deus tem promovido durante todos estas gerações. Então ao olhar para o todo, consigo entender a profecia proferida a meu respeito, e é por meio dela que devo combater esse combate, sabendo da profecia, sabe também sobre o combate e como combater.
A profecia é o Reino de Deus manifesto de dentro de mim, para fora de mim, contagiando e contaminando a todos com a Justiça de Deus, empregando a cada um a salvação, libertação, transformação… eu exalo ao próximo o bom perfume, a luz de Cristo, e a justiça vivida em mim ecoa, toca no próximo e contamina ele. Essa contaminação promove o mesmo que foi promovido em mim, a reconciliação com o Pai, a inimizade foi desfeita, agora posso me achegar, posso contemplar o Reino de Deus, posso viver e experimentar a nova vida de Deus em mim, não sou mais inimigo de Deus, sou filho, e como filho a paz reinou no meu ser, o vácuo de inexistência que existia foi preenchido e sei quem sou, tenho uma identidade com propósito. Por isso digo: vivam pelo Espírito Santo, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne, pois a carne deseja o que é contrario ao Espirito; e o Espirito ao que é contrario a carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam; mas agora em cristo Jesus, nós que estávamos longe, fomos aproximados mediante ao sangue de Cristo. Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade,, anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo de Jesus é criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliar com Deus os dois (judeus e nós) em um corpo (Cristo), por meio da Cruz, pelo qual ELE destruiu a inimizade. Efésios 2. 13-16; Gálatas 5.16,17.
Com esta profecia viva em mim, prossigo para o combatendo, utilizando este conhecimento fundamental, promovendo a libertação e reconciliação do próximo com Deus, e no percurso Deus vai nos aprimorando, dando dons, palavras diretivas, orientações específicas e explicitas, porem devemos nos manter sempre regrados a professa principal, pois quem ganha almas, sábio é.
3. Armado de confiança e boa consciência. Agora sim chegamos ao ponto principal do texto de hoje, o fator principal e primordial, a essência para se manter, no sucesso, no caminho, e com o segredo da vida vivo em mim.
Nossas armas secretas são: a confiança e boa consciência, a confiança é fundamental para se manter na direção, no projeto, no exercício da fé, e mais coisas… porem ela é dependente da boa consciência, se a boa consciência falhar a confiança é afetada.
Consciência, é o conhecimento que permite ao ser humano vivenciar, experimentar, compreender a totalidade da profecia referida ao meu respeito, é o que da vida ao sentido da vida. Mas a consciência pode ser rejeitada, e com isso a confiança entra em estado de naufrágio, e sem confiança, perdemos a força, o vigor e a vontade, nos tornamos displicentes, sensíveis e covardes. Numa guerra, num octógono, no combate, se demostrar fragilidade, medo, o inimigo impera, ataca o ponto fraco demonstrado, e subjuga até a desistência ou morte do adversário, o diabo é nosso adversário, e está lutando contra nós, e nós estamos lutando uma luta real contra ele e seus aliados, pois a nossa luta não é contra a carne ou sangue, não é contra os seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais nas regiões celestiais, sobre nós já tem a vitória e o poder, se nos mantermos vivos na profecia, e com isso, as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja, pois nos foi dado as chaves do reino do céus, e tudo que ligarmos na terra será ligada no céu, e o que desligarmos será desligado do céu. Mateus 16.18-20
Ter a consciência ativa e integra é fundamental para nossa vitória contra satanás, conservando ela integra em mim, satanás não tem campo de ação, ele dispersado, nosso bairro é seguro, nossa família é segura, pelo simples fato de estarmos onde estamos.
E como mantenho a consciência em mim? Entendendo como eu rejeito a conivência!
Rejeitar é lançar fora, largar, deixar… e ai por diante!
Pensemos um pouco… Deus acaba de te dar uma compreensão a respeito da consciência e confiança, com ela vem algumas praticas para exercermos, ao qual o Espirito Santo ja esta a revelar em ti, no seu intimo, e nesta revelação, existe a compreensão exata da importância, do que ELE disse, da verdade, por mais não entenda os detalhes dela, mas queima em ti neste momento, a verdade, a revelação da parte Dele para contigo. Devo exercitar isso e ponto. Se é sobre oração, leitura, ou outra coisa, dedique-se a isso. “Mas não gosto, não tenho tempo? A não aplicação do exercício se caracteriza no abandonar, deixar, largar, a orientação, o ensino que ELE acaba de te ensinar, e com isso você estará rejeitando a consciência desenvolvida por Jesus, através do Espirito Santo, em ti.
Himeneu e Alexandre são exemplos deste comportamento, este comportamento é um comportamento pecaminoso, é pecado, é insultar a Deus, um ato de blasfêmia.
Portanto, qualquer que sabe a coisa certa a se fazer e não faz, comete pecado. Tiago 4.17
E ai Elias…. Até quando vai ficar insultando a Deus, se esbanjando nos seus muitos pecados, Renata, se posiciona, lembra de onde caiu, o que deixou de fazer, o que a preguiça tomou, o que a vergonha impede, arrependa-se e pratique as boas obras que praticava no princípio. Como você era quando conheceu a Jesus? Lembra de lá? Volte a ser e a se entregar daquela maneira, como se nada mais importasse… pois se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele. Levanta e resplandeça, porque vem a tua luz, e a gloria do Senhor vai nascendo sobre ti; porque as trevas que cobriam a terra , e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor vem surgindo, e a gloria será visto em ti e através de ti. Os que estão perdidos sem Deus caminharão na tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu. Apocalipse 2.5 Isaias 60.1-3
Faca isso hoje pois o assim diz o Senhor: “eu te ouvi no tempo oportuno e te socorri no dia da salvação”, com certeza te afirmo que esse é o momento propicio, agora é o dia da salvação! 2 Coríntios 6.2