Sementes de vida e morte.
Elias Barros
Acolhedores.com
15 de outubro de 2022
Sementes de vida e morte.
Do plantio ao florescer.
Capitulo 05
A vida se apresenta diante de nós com momentos bom e ruins, varias facetas importantes, sempre haverá um aprendizado, sempre existira uma oportunidade de evolução e crescimento, ou declínio e tristeza. Mas diante ao dia bom ou dia mal, acordamos sem a pretensão de ser um fracassado neste dia, muito pelo contrário, queremos vencer e superar todas as dificuldades aparentes em nossa frente, queremos obter o sucesso. E para obtenção do sucesso desejado, devemos saber exatamente onde estamos localizados em nossa vida, se estamos andando a caminho do sucesso desejado, ou quem sabe, ja estamos parados pelo caminho, ou em uma situação ainda mais critica, porem, ainda com um ponto positivo, ainda da tempo de parar e voltar arrumando a bagunça criada. Mais relaxe, todo mundo tem a barriga que merece, assim como a vida que merece, somos escravos das nossas escolhas.
Então o que eu faço mesmo para ter o sucesso?
Simples: Primeiramente - Nunca, nunca mesmo, se esqueça do processo do plantio ate a colheita. Segundo passo - Tenha sempre em foco especifico e explicito o que quer alcançar, e com isso responder - Qual é realmente e sinceramente a semente que esta plantando.
Aplicando estes pontos, existe uma probabilidade altíssima de obter o sucesso desejado, aquele sucesso planejado, aquela realização do sonho macro na sua vida. Porem, a corrida do sucesso nos leva a uma satisfação incontrolado pelo ganha ganha, sempre vamos querer mais e mais. Sucesso em cima de mais sucesso, gera o descontrole e a perca do sentido.
Mas como eu posso me blindar disso e me manter seguro obtendo o sucesso?
Tendo o esclarecido o sentido da vida expresso e impresso no meu caráter. Esse esclarecimento tem um nome, seu nome é Jesus, pois fomos formado, criados por Deus para um propósito definido e especifico, que é, amar a Deus verdadeiramente, integralmente, racionalmente, emocionalmente, sentimentalmente, reverentemente, completamente, e obedecer aos seus mandamentos. Pois foi para isto que fomos criados. Eclesiastes 12.13
Mas isso tudo não basta, pois, tanto o sucesso como o sentido da vida são amarrados e dependentes de um segredo muito importante, segredo este que relaciona todas as peças deste quebra-cabeça, este segredo é, manter a consciência e a confiança viva em meu coração, pois se negligencio a consciência, além de pecar contra Deus, firo minha confiança, com a confiança ferida, o perco o sentido da vida, pois o dia mal se torna um carma, e com o carma apertando o calo, o sucesso se esvai por entre os vãos dos dedos, pois não tenho confiança para sustentar o momento ruim da minha vida, a consciência desistiu.
Para esta reviravolta, temos que aprender a exercitar a consciência, e com isso obter a esperança, e o ciclo se inicia novamente. É sobre este exercício que falaremos neste momento.
Sementes de vida e de morte.
Meu filho, escute o que digo a você; preste atenção às minhas palavras. Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser. Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade. Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade. Provérbios 4. 20-27
Temos um mapa para seguirmos a partir deste texto de Salomão, neste texto se apresenta a importância de guardar o coração, de saber o poder da palavra e nunca abandonar a ação da palavra proferida, pois esta ação é o que da vida a palavra lançada, ao qual chamado de fé, e uma coisa esta correlacionada a outra.
As coisas que saem da minha boca, elas vêm do coração, não estou me referindo a palavras de lisonjas, ou em momentos que desejamos lucrar com as palavras, mas sim daquele momento em que expressamos o que realmente somos, as vezes estas palavras não sai em áudio, mas o meu interior vivenciou cada sentimento proferido em minha mente, estas palavras que estou me referindo e são essas palavras que tornam o homem impuro. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias, maus pensamentos, produzindo seus frutos, avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a loucura. Essas coisas procedem do homem, contamina e tornam o homem impuro. Mateus 15.18-20; Marcos 7.21,22
Somos tentados, por nosso próprios interior, somos atraídos pelo nosso desejo pecaminoso conforme escrito em Tiago 1.15, porem a boa noticia, é, que Jesus transformou a nossa vida, fomos libertos do poder do pecado, não somos mais escravos destes padrões do coração, esta natureza caída não me pertence mais, pelo simples fato de eu ter me batizado em Cristo, e com isso o corpo do pecado foi destruído, não tendo mais poder sobre a nova natureza que nasceu na ligação desta nova vida em Cristo, e nisto digo; As coisas velhas ja passaram eis que se fizeram novas, e a prova cabal disto é, que, se reconheço, que Jesus é o filho de Deus, Deus permanece em mim, e eu Nele. Com isto reconheço e creio em seu amor, pois Deus é amor, e se estou agindo, demostrando, transmitindo, andando em amor, Deus esta em mim e eu Nele. 2 Corintios 5.17; Romanos 6. 6-13. 1 João 4.15,16.
Poder da palavra.
Reconhecendo este amor e vivendo em prol deste amor, devo externar de forma verbal esta realidade vigente em meu interior, pois é nisto que creio, são estas palavras que me amoldam, me fez e me faz melhor a cada dia, como diz; se confessar com sua boca que Jesus é o seu Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para a justiça, e com a boca se confessa a salvação. Romanos 10.9,10.
Lembrando mais uma vez, que, estamos falando da verdade expressa no interior do coração, as palavras verdadeiras, que muitas das vezes não a externamos, a real natureza, este confessar com sua boca, é a realidade de negação de si mesmo, para que Cristo seja formado em mim, é renuncia clara e evidente da minha antiga maneira de viver sendo trocada pela aceitação de uma nova natureza, de uma nova maneira de viver e pensar, maneira segundo Cristo. Muitas vezes, nós não conseguiremos expressar esta verdade desejada, mas em nosso intimo deve viver a intenção deve estar queimando no coração. Diante ao pecado, as palavras da velha natureza vai querer voltar, e estas palavras vem junto com as emoções e sentimentos, e com isso a lembrança do prazer do pecado, ai nasce a cobiça, e se me entrego, eu dou a luz ao pecado, percebido o pecado existente no desejo e nas intenções, confesse com sua boca o arrependimento, confesse a falência dos desejos do pecado que busca força ou legalidade para se tornar vida, confesse Cristo como Senhor e salvador de sua vida, como libertador e transformador sobre esta velha natureza, confesse que o pecado não tem mais domínio, ao tem mais poder, confesse que satanás não tem mais poder e nem legalidade para atuar contra sua vida, declare e viva, a vida de Deus sobre você.
Poder da ação.
Declarado, coloco em prática na minha vida, busco de alguma forma alinhar as palavras proferidas, declaradas em comportamentos, comportamentos tal que vai de confronto com a velha natureza, que esta perdendo força pois não ha mais base de sustentação de credito, as palavras mudam e com esta mudança muda-se o credo, e com a mudança do credo muda-se a direção de caminhada, de fala, de pensamento e comportamento. Sei que muitas das vezes nossa consciência vai lutar contar nosso comportamento ruim, diante a revelação de Cristo expressa no meu interior, as coisas que desejo fazer, parece que não consigo, mas as que não quero essa ganha mais e mais força. O que fazer diante destas coisas?
Buscar sempre se superar diante o conflito interno expresso, declarar a libertação mesmo quando parece que ainda esta escravo, declarar Jesus até que minhas vistas enxerguem a luz, declara a transformação que vivo em jesus pela fé mesmo que esteja pecando, clamando a Deus no meu da dificuldade, pois Ele não é homem para que minta e nem filho do Homem para que se arrependa, agindo Ele quem impedirá? Ele esta atento para libertar e transformar os que o buscam, suas mãos estão estendidas para todo aquele que o deseja, todo os que clamam por socorro, pois Ele é o socorro bem presente na angústia, na tribulação. Números 23.13; Isaias 59.1; Salmos 46.1-3
Reflita comigo neste momento:
Quem me confessar, quem falar publicamente de sua rendição a esta mentalidade vinda de Jesus, quem se comportar segundo os pensamentos provenientes da revelação de Jesus sobre sua vida, quem agir da forma correta segundo os conselhos e posicionamento ensinados pelos evangelhos, aquele que expressar o arrependimento de seus pecados e demonstrando os frutos deste arrependimento, na presença de outras pessoas, também será confessado por mim, Jesus, diante do Pai. Mas quem me negar na presença de outras pessoas, quem diz ser mas não demostra, quem diz se arrepender mas não tem frutos deste arrependimento, quem diz viver e amar jesus mas não lança mão do pecado, quem diz na frente de todos o quão santo é, mas no interior, no esconderijo do coração habita a podridão e trevas, esse também será negado por mim na presença do meu Pai. Mateus 10.32
Nosso comportamento, é a representação de nossa mensagem, de nossa fé, que se torna real em nós pela nossa linguagem, seja ela comportamental ou verbal, linguagem está, que foi recebida na nova natureza, de nossa consciência transformada na verdade revelada na pessoa de Cristo, com está consciência ativa, gera em mim confiança, a confiança me impulsiona ao desfrute do sentido de minha existência, que é a adoração e o realizar de sua palavra, onde encontro e desfruto do sucesso perpetuo de Deus, que é ser um com Ele, como Ele é um em Jesus, e nós nos tornamos um com Jesus e com Deus por intermédio de Cristo, a igreja, nossa comunhão expressa em ação e pensamento único o pensamento de Jesus.
Como estão seus comportamentos diante de Jesus e a sociedade?