top of page

Porque ir na igreja? Porque me envolver nos trabalhos da igreja?

Atualizado: 1 de out. de 2022


9 de Abril de 2021

Ministro: Elias Barros. O segredo da igreja de Atos.


Introdução. O porquê nós vamos à igreja?

Porque congregar?

Porque eu devo me envolver nos trabalhos da igreja? Efésios 4:12,13 - Com o fim de preparar os santos (salvos em Cristo) para a obra do ministério (ministério da reconciliação 2 Co 5:18,19), para que o corpo de Cristo (nós unidos) seja edificado, até que todos alcancem a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. Desenvolvimento. 1. Como desenvolve isso? O segredo da igreja de atos; esta na ação da capacidade individual de cada indivíduo, promovendo a unidade de todos. Atos 2:40-47(PRIMEIRO SERMÃO DA IGREJA) Com muitas outras palavras os advertia e insistia com eles: "Salvem-se desta geração corrompida!" Os que aceitaram a mensagem foram batizados (SE VOCÊ ACEITOU A MENSAGEM, SE BATIZE), e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. Eles (Todos os novos e os velhos cristãos) se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos. 2. Dedicação a que. Os apóstolos: orações e na palavra

Atos 6:3-7 - Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa. (distribuição de alimentos, ações sociais, o serviço do atendimento DIACONIA). E nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra". Tal proposta agradou a todos. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, além de Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau, um convertido ao judaísmo, proveniente de Antioquia. Apresentaram esses homens aos apóstolos, os quais oraram e lhes impuseram as mãos. Assim, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande número de sacerdotes obedecia à fé. O povo: se dedicava a sua capacidade.

Romanos 12:4-10 - Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria. O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios. 3. Desenvolver a minha capacidade individual.

  • Talento: aptidão natural ou adquirida.

  • Dons; habilidades dadas pelo Espírito.

A vida de Jesus nos mostra que precisamos dos talentos e dos dons para cumprir o nosso propósito. O Evangelho de Lucas nos conta que Jesus era muito inteligente, a ponto de, com apenas doze anos de idade, impressionar os mestres do templo de Jerusalém (Lucas 2:41-47). Podemos dizer que sua inteligência era uma habilidade natural, um talento com o qual ele nasceu. Vemos Jesus usando esta habilidade enquanto ele ensinava o povo (Lucas 4:31-32) e também para não cair em armadilhas (Lucas 20:1-8). Mas a bíblia também nos mostra que Jesus não cumpriu seu propósito apenas com habilidades naturais, muito pelo contrário, seus dias na Terra foram marcados pelo seu poder: curando enfermos, libertando os que eram aprisionados por demônios, ressuscitando mortos. E, por intermédio do Espírito Santo, o mesmo acontece com cada uma de nós. Cabe a nós desenvolver as habilidades naturais e ao Espírito Santo nos capacitar naquilo que não podemos fazer. (Atos 1:8, 1 Coríntios 12:7-11). Então... · Ao inteligente (quem tem a capacidade ou facilidade de aprender):


dedique-se a aprender, mesmo que não goste... dedique-se a aprofundar na sua área intelectual.

· Ao atlético (aptidão para exercícios físicos):

pratique esportes, dedique-se a isso... mesmo que a preguiça diga não.

· Ao linguístico (habilidade da comunicação):

comunique-se, mesmo que tenha medo de errar em publico.

· Aplique-se no seu talento na sua capacidade natural, Deus te fez assim, seja assim, não seja como piolhos. Agora que eu sei quem sou, o que eu faço? Faca...seja... E isso é muito difícil no inicio, pois se trata de uma decisão de um posicionamento que deve ser mantido para se ver os resultados. Apelo. 4. O Segredo. A mensagem que Deus esta trabalhando em nós é – Não negligencie o dom que lhe foi dado por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros. Seja diligente nestas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso. Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem. 1 Timóteo 4:14-16


Assim você começa a responder a pergunta; o que Deus quer que eu faca?


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page