top of page

Vayera (e apareceu) - O coração do Reino : capitulo 09

Elias Barros

Acolhedores.com

25 de novembro de 2022

Vayera (e apareceu)

O coração do Reino

Gênesis 18.

Cerdo dia, Avraham estava a descansar da porta da sua tenda, o sol forte o castigava, não deveria ser muito fácil viver naquela região, ainda mais sendo um idoso, mas uma coisa muito interessante de saber, é, onde ele estava e não é no lugar propriamente dito.

Mas como assim… buguei?


Quando Adam pecou, Deus apareceu e lhe perguntou onde você esta? Não perguntou a Adam o que ele tinha feito, pois a ação de Adam o levou a um lugar diferente de onde estava. Abraham permanece junto aos carvalhais de Manre. Isso significa que desde o dia em que Avram mudou-se, desde o dia em que ele sofreu alteração feita pelos ensinos do Senhor, ele foi transformado, tornou-se integro aos Senhor ao abandonar Lot, e passou a viver entre os carvalhos de Manre, e é neste lugar que se formou sobre seus ombros ou sobre caráter e fé de Avraham o seu gatilho de sustentação em Deus, foi gerado nele a força, longevidade resistência, múltiplas características, pois quanto mais próximos de Hevron mais próximo da comunhão, do relacionamento, da unção. Avraham permaneceu nestas condições, permaneceu neste lugar. (Mudou-se - alteração, transformação… Carvalhos - força, longevidade, resistência… Manre - ombro… Hevrom - comunhão, unção, intercessão).


Ao permanecer junto, alinhado ao lugar da sua transformação, ele ergueu os olhos e observou, analisando cuidadosamente o que estava a frente de seus olhos, e ali diante dele encontrava-se 3 homens, a sua atenção e observação em relação ao movimento que esta para acontecer, ele discerniu quem era, em prontidão corre em direção aos homens, prostra-se o rosto em terra, e diz: Senhor, se encontrei graça em seus olhos, por favor não deixe o seu servo… por favor, permita-me enviar a você um pouco de agua para lavar os pés; então descansar a sombra da arvore, e trarei a você um pouco de pão. Pelo fato de vocês terem chegado ao seu servo, refresquem-se antes de continuar?


Eles responderam: muito bem. Faça o que você disse.


Apressadamente Abraham corre até a tenda de Sarah e diz: “rápido, traz medidas da melhor farinha, amassa-as e faça bolo… ele corre até o gado e pega o bezerro bom e tenro e entrega ao servo que se apressa a preparar, e corre novamente para preparar os detalhes e servir os três homens que estavam a espera debaixo da arvore. Como tenho que aprender com esse Avraham, a importância de servir o que se tem de melhor, de se preocupar em não deixar pessoas importantes passar pela nossa frente sem antes nos abençoar, a aproveitar a cada minuto para deixar uma boa e agradável impressão.


Durante a refeição, uma prosa boa e bem saudável, um dos homens pergunta sobre Sarah, e diz Onde esta Sarah, sua mulher? Essa até parece uma pergunta simples e falha, sem sentido algum… porem olhe um pouco para traz, e veja tudo que ela passou, todos estes anos sendo um personagem qualquer na historia de seu marido, sendo trocada, deixada de lado, até sua escrava conheceu Deus antes dela, mas, no capítulo anterior ele tinha sido evidenciada, Avraham tinha recebido uma orientação de protagonismo para ela, e esta pergunta traz tudo isso a realidade, cade sua mulher? E quanto a mim e a ti? Cade? Onde esta o seu cônjuge? Diante sua caminhada de fé e esperança diante aquilo que Deus tem lhe direcionado, onde esta o seu parceiro na visão, no sonhos, nos propósitos, na vida?


Avraham responde: ali na tenda. Estamos juntos, na mesma tenda, no mesmo caminho, na mesma revelação e esperança. Assim o homem responde: com certeza retornarei a você por volta deste tempo, no ano que vem, e Sarah, sua mulher, terá um filho. Sarah, que estava ouvindo tudo atraz da porta, quando riu de forma incrédula ao pensar, Sou velha, e meu marido é mais velho ainda; terei prazer outra vez?… e algo maluco aconteceu, algo sobrenatural, Adonai respondeu, interagiu com Avraham, eis ai o motivo da observação e do desespero em chamar a atenção dos três homens, Avraham reconheceu o seu Deus… Adonai disse; Porque Sarah riu e perguntou; realmente darei a luz um filho sendo tão velha? Existe algo difícil para Adonai? Porque Sarah ainda esta incrédula? Porque sua família ainda duvida? Porque os vizinhos ainda não me conhece, porque seus filhos não me amam e não temem?


Sarah negou que riu, da mesma maneira que você acaba de negar que a comparação de você com Avraham ou ate mesmo com incredulidade de Sarah, Sarah negou pois o medo tomou conta dela, seu coração salta no peito, mãos suam, pupila dilata, e Deus responde… mentira, você riu, você não acreditou, durante todo estes anos, você ainda não me conheceu Sarah, você ouviu muitas coisas a meu respeito, você andou nas minhas bençãos por todos estes anos, estive ao seu lado observando, prestando atenção (Yishma`el), EU SOU Adonai.


Ao terminar a refeição, os homens se levantam e partem em direção ao propósito que os levam aquela região, partiram dali e olharam em direção a S`dom e Avraham foi com eles. Adonai, estando em forma humana, andando junto com Avraham em direção a cidade de S`dom, cidade que a pouco tempo havia sido saqueada, como despojos de guerra se tornaram escravos, um povo que pode viver uma nova oportunidade aos ser liberto por Avraham, quando o mesmo libertou Lot e derrubou o império dominante, este mesmo povo que viveu a libertação e escolheu continuar preso na escravidão. E durante o caminho, Avraham deve ter perguntado, o que vocês vão fazer em S`dom? não combina sua santidade com a podridão de lá…

Adonai diz: Devo esconder de Avraham o que vou fazer, visto que ele se tornara uma grande nação e todas as nações da terra serão abençoada por meio dele? Pois eu me revelei a ele, para que ordene a seus filhos e a sua casa, depois dele, que guardem o caminho de Adonai e façam o que é certo e justo, para que Adonai faça acontecer a Avraham o que ele lhe prometeu.


Neste momento minha mente explode… não sei se você ja entendeu mais vem comigo, e se coloque no lugar de Avraham: Deus abriu seu coração ao se revelar, agora abriu o entendimento de algo que Ele tinha que fazer e não poderia adiar, sobre Avraham, a benção geracional de restauração da paternidade sobre os filhos da maldição da paternidade falida e o governo sobre aquela terra, que ja foi lhe dada por herança, Deus esta pronto para condenar um povo, uma nação, uma geração, e esta na expectativa do coração dele ser manifestado na humanidade, o fim esta próximo, e os justos estão fazendo o que?


Avraham fica entre Deus e os povos da região de S`dom, Avraham se pois em intercessão contra o juízo de Deus aquele povo… se tiver 10 justos naquela região, destruiria a cidade? Cara 10 justos no meio de um multidão de pecadores perversos, se tivesse apenas 10 justos todas aquelas cidades estariam a salvo, todas aquelas pessoas teriam mais uma oportunidade para arrependimento, mas a principio, só tinha Avraham.


E nos dias de hoje, existe alguma diferença?


Jesus esta voltando, o seu coração ja foi revelado a nós, Jesus veio e padeceu como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, sendo ele a oblação pelos nosso pecados, nos salvando e remindo de toda condenação, Jesus se entrou por todos, para que todos possam chegar ao pleno conhecimento de Deus. Jesus esta voltando e muitos estão condenados a morte eterna, uma eternidade diante a face da ira de Deus, o coração DELE esta triste em ter que condenar um filho, mas o dia vem, e neste dia o justo juiz julgara retamente, muitos estão condenado, e se tivesse apenas 10 justos na cidade, o que pode acontecer?


Portanto, irmãos, estamos em dívida, não para com a carne, para vivermos sujeitos a ela. Pois se vivemos de acordo com a carne, morreremos; mas, se pelo Espírito fizermos morrer os atos do corpo, viveremos, porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai”. O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.


Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória. Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Pois ela foi submetida à futilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus.


Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto. E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo. Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo? Mas se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente. Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.


Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou. Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas? Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?


Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro”. Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:12-39


Estas historia, vemos um tipologia do que seria de nós sem Jesus ter vindo e pagado o preço por nossa vida pecaminosa, o que seria de nossa vida sem a misericórdia de Deus manifesta em nosso ser, porem hoje, corre em nossas veias, esta em nosso DNA, um genoma que expressa a realidade de Deus manifesta no dia presente, o ministério da reconciliação do próximo, da cidade, dos povos escravos e prisioneiros de uma paternidade falida com o próprio Deus, um resgate de adoção, transformação, unificação, que infelizmente estamos retendo por não entender ou sentir o coração do reino.

Adonai continuou o seu caminho assim que terminou de falar com Avraham, e Avraham voltou para seu lugar. B`reshit (gênesis) 18.33

1 visualização0 comentário
bottom of page